Consultoria da transformação uma nova tendência na área de segurança

Uma prática crescente, que vem ocorrendo em todas as regiões do país, é o aumento considerável dos investimentos em segurança nos condomínios residenciais. Mesmo em locais onde a criminalidade não tenha alcançado índices alarmantes, as pessoas  sentem cada vez mais a necessidade de garantir sua tranquilidade, já que estão expostas durante as 24 horas do dia à avalanche de notícias negativas e relatos de crimes em todos os lugares.

O número de roubos e furtos a condomínios no estado de São Paulo, por exemplo, cresceu 56% no ano de 2018, conforme apontam dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Foram 1.300 crimes contra prédios registrados no primeiro trimestre de 2018, contra 832 no mesmo período de 2017.

Nos municípios do interior, onde a tranquilidade até pouco tempo ainda imperava, hoje o cenário também mudou. O município gaúcho de Passo Fundo, localizado no norte do Estado do Rio Grande do Sul, é um bom exemplo do aumento da criminalidade. Considerada uma das cidades mais ricas do Estado, referência em educação superior e agronegócios, a cidade de 200 mil habitantes também vive dias de preocupação. 

Os crimes de furto e roubo a residência tem tirado o sono dos moradores e aumentado a procura por serviços de segurança privada. No início deste ano, uma fuga em massa do presídio regional, localizado no município, onde 17 detentos do regime fechado fugiram em uma ação cinematográfica, trouxe pânico à cidade. Com as condenações somadas, totalizam 467 anos de penas a cumprir. Este cenário de medo altera consideravelmente a percepção de segurança das pessoas, fazendo com que busquem meios de proteção cada vez mais abrangentes.

Investimentos em consultoria especializada
Localizado as margens de uma das principais rodovias de Passo Fundo, em um bairro planejado recentemente inaugurado, o Condomínio La Barra investiu pesado na prevenção dos riscos de seus moradores e usuários. No ano de 2017 contratou a empresa ECR Gestão de Riscos, consultoria especializada no planejamento de segurança preventiva em empresas e condomínios, e iniciou um trabalho amplo de melhoria das estruturas e rotinas de acesso e monitoramento do local. Todo o trabalho foi realizado com a participação dos moradores e gestores do empreendimento, com etapas de análise de riscos e vulnerabilidades, alinhamento de expectativas e conceitos, desenvolvimento de projetos técnicos, criação de manual de procedimentos, planejamento de implantação de melhorias e desenvolvimento de plano de gestão da segurança do local.


Consultoria de transformação
Eduardo Nascimento Cruz, consultor sênior da ECR, considerado um dos mais experientes e capacitados profissionais da área no pais, responsável por mais de 650 projetos no Brasil e exterior, trouxe sua bagagem de 23 anos de atuação para a formação do conceito do plano de segurança do La Barra. Alinhado a expectativa dos moradores de ter um empreendimento de alto padrão com muita segurança, mas respeitando os padrões estéticos e a qualidade do atendimento aos moradores e visitantes, Cruz identificou no condomínio potencial para desenvolver um ambiente onde a cultura da prevenção e o serviço qualificado para todos os usuários fossem premissas essenciais do projeto desde sua concepção, pois acredita que este é o modelo mais eficaz para alcançar um ambiente seguro e de alta qualidade, o que ele chama de “Consultoria de Transformação”.

“O cenário encontrado no condomínio no início do trabalho de consultoria não foi diferente do existente na imensa maioria dos empreendimentos residenciais: controles baseados no atendimento de portaria, com abertura de portas e portões feito de forma manual e não registrada,  operação sem padronização, tendo cada colaborador da portaria seu estilo próprio de trabalhar e equipamentos funcionando sem integração e sem acompanhamento em tempo real. Sem dúvida, uma ótima oportunidade para a implantação de nosso conceito de transformação, que age em todas as áreas operacionais e também estruturais do local”.

Na metodologia criada pela empresa, que une os fundamentos da administração, arquitetura, gestão de pessoas e gestão de riscos em um modelo de gerenciamento de processos voltados para o aumento da tranquilidade dos usuários do local, todas as pessoas que trabalham no condomínio tem participação e responsabilidade na formação e manutenção do ambiente preventivo, colaborando diariamente para a melhoria contínua dos processos e atuando como olheiros da segurança, comunicando qualquer desvio ou irregularidade que identifiquem, inclusive condutas suspeitas, pois são treinados para terem um olhar de prevenção.

” Para alcançarmos excelência, precisamos oferecer condições de trabalho de qualidade também. No La Barra, criamos um centro de convivência, para utilização dos colaboradores, onde contam com copa completa, rede sem fio, livros e revistas. Foram construídas áreas específicas e equipadas para as equipes de trabalho, como jardinagem, limpeza, manutenção, todas separadas e identificadas , com total assessibilidade e monitoradas por sistema de vídeo e controle de acesso. Esta organização faz toda a diferença no desenvolvimento das tarefas de cada colaborador e motiva todos a manterem a qualidade, além de possibilitar o gestor aumentar o nível de exigência e comprometimento. Em muitos condomínios que visitamos, as portarias e áreas de serviços são adaptadas, com móveis reutilizados e pouca organização. Muitos porteiros fazem suas refeições dentro das guaritas. Fica difícil exigir qualidade assim”, explica Cruz.

Outra forte característica do trabalho desenvolvido na Consultoria de transformação é a preocupação com o resultado estético de cada intervenção. Tudo passa pela análise dos profissionais de arquitetura da empresa, que ajustam todas as melhorias à linguagem do projeto arquitetônico do empreendimento, fazendo com que as adaptações necessárias para a segurança, como novos locais de acesso, portões e eclusas, sejam incorporadas às edificações existentes de forma mais discreta.

” Nos preocupamos muito com a estética do local, tanto quanto com o aumento dos níveis de segurança. No La Barra, todas as novas áreas de acesso criadas tiveram projetos de paisagismo e luminotécnico desenvolvidos, sempre buscando tornar o local mais agradável, além de seguro. Em um empreendimento deste padrão, os moradores investem em belos projetos para suas casas. Porque a entrada do condomínio seria diferente?”. salienta o consultor.

Toda a área do condomínio é vigiada por uma parque de câmeras móveis e fixas de alta resolução, sensores integrados ao sistema de automação, leitoras biométricas e um amplo sistema de iluminação com projetores de LED, que garantem um ambiente bem iluminado em todo o perímetro e acessos. Os dispositivos são gerenciados por servidores com tecnologia de vídeo analítico integrados aos equipamentos de automação, atuando de forma proativa no tratamento dos eventos e na distribuição da informação de ocorrências. Esta estrutura dá suporte à equipe de vigilância, que atua com carros e motos em rondas permanentes nas áreas internas e externas e também ao centro de operações instalado no local, em sala cofre, com monitoramento dedicado 24 horas por dia.

Para Lucas Grazziotin, síndico do La Barra, é de extrema importância ter um planejamento adequado e personalizado para o empreendimento.  “Apostamos neste projeto para ter processos e equipamentos de segurança com total acompanhamento de profissionais especializados. A gestão da ECR fez toda a diferença na execução e cumprimento de procedimentos, garantindo que sejam cumpridos. Nós temos certeza que hoje o La Barra é um condomínio bem mais seguro do que a maioria dos outros da cidade”, se orgulha Grazziotin. “Provavelmente quando alguém tiver planos de assaltar um condomínio vai descartar o La Barra”, conta o síndico.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp